Conheça os benefícios das águas termais

by

in

Muitos lugares do Brasil possuem riquezas naturais capazes de ajudar na manutenção da saúde e da beleza. As águas termais, por exemplo, são ricas em minerais e oferecem uma série de benefícios que você talvez ainda não conheça.

Seus poderes de cura têm sido usados ​​há tempos como opção de tratamento para doenças comuns. A balenoterapia, como é conhecido o uso terapêutico da água, pode aliviar a dor, estresse, problemas de pele e muito mais.

O poder da água termal

Em alguns lugares do mundo, a água que flui das profundezas da terra é considerada pura e rica. Pura porque livre é de bactérias e sujeira. Rica porque, emergindo do subsolo, é protegida da poluição e possui sais minerais, gases, oligoelementos e nutrientes que nosso corpo necessita.

Com propriedades únicas, a água termal tem uma série de benefícios terapêuticos. Dependendo de composição e origem, ela é capaz de ajudar em vários problemas.

Já no século 19 as pessoas acreditavam que bebê-la era um tratamento para distúrbios digestivos, insônia, bócio e até mesmo sífilis. Acreditava-se também que se banhar em águas termais poderia curar artrite, reumatismo e melhorar condições adversas como gota, impotência, obesidade, hemorroidas, doenças do fígado e problemas oculares.

É claro que nem todos esses benefícios foram cientificamente comprovados, mas alguns são realmente verdadeiros. Atualmente, não é raro que dermatologistas prescrevam esse tipo de água para tratamentos de acne e eczema, bem como para reduzir danos e cicatrizes relacionadas com queimaduras.

Quem sofre de artrite ou mesmo fibromialgia também pode se beneficiar. É que a imersão em uma piscina de água termal pode efetivamente melhorar a dor. É o que indica um estudo israelense publicado na revista Rheumatology International, que traz evidências de que esses banhos quentes minerais são capazes de aliviar a fadiga.

Vale saber ainda que os elementos que são nela encontrados possuem propriedades suavizantes, anti-inflamatórias e de cicatrização. Não é à toa que ela é bastante recomendada para pessoas com peles sensíveis, desidratadas ou secas.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *